sábado, 4 de outubro de 2014

O que é o FAÍSCA?


O jornal FAÍSCA é baseado numa análise histórica, política e social a respeito da função do Estado na nossa sociedade e principalmente em sua relação com os trabalhadores e oprimidos em suas variadas formas de expressões.

O Estado na sociedade capitalista é burguês. Isso significa dizer que ele é controlado e dirigido pela burguesia, através de seus colaboradores: vereadores, deputados, senadores, prefeitos, governadores, presidentes, ministros, etc. Assim, o interesse que se faz presente no Estado é o de uma minora exploradora e opressora.

No entanto, ainda existem paridos e organizações que pregam a ilusão de ser possível alcançar a emancipação dos trabalhadores por dentro do Estado capitalista. Ao invés de realizar um tratamento que acabe de vez com as causas da doença (o capitalismo), preferem dar doses homeopáticas de analgésicos para aliviar momentaneamente a dor. Desta forma, o mau não é combatido de forma radical pelos reformistas, e, devido a atual crise do sistema capitalista, até mesmo as conquistas pontuais já alcançadas estão sendo retiradas dos trabalhadores.

Por outro lado, só os trabalhadores são capazes de construir os meios necessários para alcançar sua própria liberdade. No atual momento histórico, eles são prisioneiros de diversas formas de alienações da estrutura social burguesa. Portanto, deve-se ter como princípio uma organização autônoma que atue fora das esferas institucionais estabelecidas pelo Estado burguês e que apontem o caminho para uma sociedade onde os trabalhadores possam decidir o destino das riquezas produzidas socialmente pelo seu próprio trabalho, ou seja, uma sociedade comunista. É isto que o FAÍSCA se propõe a analisar, debater e por em prática na luta de classes.